Ouça mais um boletim da série sobre o vírus Zika na Rádio USP

O programa "É bom saber" conversa com dois especialistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

No terceiro boletim da série sobre o vírus Zika, o É bom saber conversa com dois especialistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

A professora Margareth Capurro explica a associação entre Zika e microcefalia. A pesquisadora do Departamento de Parasitologia comenta também o caso francês de transmissão do vírus por relação sexual, e afirma que a cada semana surge um dado novo sobre a doença e que os cientistas estão trabalhando intensamente na busca de respostas.

Após a identificação do vírus, como proceder? O professor Paolo Zanotto, do Departamento de Microbiologia, explica que é preciso entender os mecanismos associados à lesão que o vírus causa nos tecidos para saber como agir e definir as interferências terapêuticas. Zanotto é coordenador da chamada Rede Zika, força-tarefa que reúne centros de pesquisa e laboratórios de todo o estado.

Ouça a entrevista completa com os pesquisadores:

 

Ouça também: Boletim I | Boletim II

O É Bom Saber vai ao ar às terças e quintas-feiras pela Rádio USP em dois horários, às 9 horas e às 16 horas, com produção e apresentação de Cido Tavares. O boletim semanal traz fatos que marcaram a história, além de assuntos atuais com o intuito de informar e mexer com a curiosidade do ouvinte.

A Rádio USP pode ser ouvida na FM 93,7 MHz e pela internet.

Mais informações: email cidotavares@gmail.com

Scroll to top