Estudantes do ensino médio visitam a EESC

Durante as visitas monitoradas, os alunos - acompanhados de seus professores - participaram de uma palestra de apresentação de todos os cursos oferecidos pela EESC, bem como de seus programas e projetos de extensão e prestação de serviços à comunidade.

Nathália Nicola / Assessoria de Comunicação da EESC

Com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio às universidades, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 19, cerca de 700 alunos pelo programa “A USP e as Profissões”.

Durante as visitas monitoradas, os alunos – acompanhados de seus professores – participaram de uma palestra de apresentação de todos os cursos oferecidos pela EESC, bem como de seus programas e projetos de extensão e prestação de serviços à comunidade.

A palestra foi aberta pelo professor Eduardo Nobuhiro Asada, responsável pelo programa “A USP e as Profissões” dentro da EESC. Posteriormente o professor Francisco Antonio Roco Lahr, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EESC, conversou com os alunos sobre as carreiras da Escola.

Para Rocco, é necessário que os alunos conheçam os cursos antes de fazerem suas escolhas. “Queremos que os alunos venham conhecer a nossa Escola e vivenciem o ambiente acadêmico para saber como as coisas funcionam e poderem, assim, fazer a opção de cada um e, mais do que isso, venham fazer engenharia na EESC”, declarou o professor.

Além dos professores, alguns pais também acompanharam seus filhos na visita. Rogério Guimarães, pai do aluno Pedro Rogério Guimarães, veio de Araxá, em Minas Gerais,  para conhecer a EESC. “Meu filho faz escola técnica na área de eletrônica e, ao tomar conhecimento da Escola, nos trouxe aqui. A localização e as posições em que a Escola de Engenharia se coloca dentro do mundo acadêmico foi o que nos chamou atenção”, afirmou Guimarães.

Pedro, que está no terceiro ano do ensino médio, avaliou a participação nesses eventos como de grande importância. “A palestra foi essencial para entender como os cursos da EESC funcionam, bem como suas diretrizes. Quero fazer Engenharia Elétrica aqui”, contou Pedro.

Segundo a professora do Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta, de Piracicaba, Heloísa Cruz, a transmissão de informações aos alunos facilita o esclarecimento a respeito das carreiras. “Como muitos alunos ainda não sabem o que fazer, essas informações mostram a eles qual profissão combina mais com a personalidade de cada um”, comentou Heloísa.

Após a palestra, os alunos visitaram alguns departamentos da Escola no campus 1 e no campus 2 da USP em São Carlos e puderam conversar com alguns estudantes de engenharia, que explicaram um pouco mais sobre cada curso.

Mais informações: site www.eesc.usp.br