Evento no Instituto de Física marca lançamento do consórcio de pesquisa CINEMA

O programa busca promover maior integração entre grupos de pesquisa brasileiros e estadunidenses.

O Instituto de Física (IF) da USP recebe hoje, 18 de março, o workshop de lançamento do Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (CINEMA).

O programa, que conta com o apoio do CNPq, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), foi desenvolvido para promover a interação de grupos de pesquisa brasileiros e estadunidenses com o objetivo de colaborarem em projetos de pesquisa em nanotecnologia para o setor de energia renovável.

O programa irá contemplar anualmente 20 pós-doutores, que poderão inscrever-se nas seguintes instituições: Colorado School of Mines (CSM); Colorado State University (CSU); Massachusetts Institute of Technology (MIT); National Renewable Energy Laboratory (NREL); Stanford University e University of Colorado – Boulder (CU). As inscrições para o programa são no site do CINEMA e, para as bolsas, no site do Ciência sem Fronteiras.

Todas as instituições participantes do programa têm nível de excelência mundial e poderão contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento profissional dos pós-doutores contemplados e no fortalecimento da cooperação acadêmica entre os dois países. A bolsa será paga pelo programa Ciência sem Fronteiras aos contemplados e poderá ser complementada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (FAPs).

Nos próximos dias, a Coordenação Geral de Micro e Nanotecnologias (CGNT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) organizará na CETENE, em Recife, o lançamento oficial do programa que contará com as presenças de autoridades locais, além de pesquisadores e diretores do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos (NREL).

Com informações da Assessoria de Imprensa do IF

Mais informações: site http://sciencepolicy.colorado.edu/cinema/index.html