À professora Emico Okuno

Elisabeth Mateus Yoshimura, professora do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) da USP

 

Emico Okuno – Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A USP completa 90 anos com grande sucesso! Esse sucesso foi construído por inúmeras pessoas que por ela passaram. Gostaria de destacar uma dessas pessoas: Emico Okuno. Mulher do interior de São Paulo (Pereira Barreto), filha brasileira de família tradicional japonesa, destacou-se desde pequena por gostar de estudar. Fez o ensino médio na cidade de São Paulo, estudou na USP graduação e pós- graduação (1957 a 1971) e foi docente, de 1961 até a aposentadoria compulsória em 2006.

Ela, felizmente, ainda aqui permanece como docente sênior. Nesse período, formou pesquisadores e deu grande contribuição à pesquisa nacional e internacional. Mas, o que a torna uma pessoa mais notável é a contribuição ao ensino interdisciplinar de Física, com a escrita de livros didáticos de grande aceitação por estudantes da área de biológicas e para público leigo.

São sete livros entre 1982 e 2018 (mais uma tradução para inglês, outra para italiano, e duas reedições) que tratam da Física de sistemas biológicos, das radiações, da biomecânica, entre outros. A partir dessas publicações foi muito requisitada para realizar palestras por todo o Brasil, levando a ciência, e a USP, a muitos recantos deste país. Também deu inúmeras entrevistas a emissoras de rádio e TV e a jornais, muito esclarecedoras, difundindo conhecimento e combatendo fake news.

Entendo que rever a história desses pioneiros e pioneiras da USP é uma forma importante de olhar para os próximos 90 anos da USP.

 

 

Scroll to top