Breve estória de um aluna da rede pública

Maria de Lourdes Areias Mendes Cassis, educadora de Práticas Esportivas do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp)

Maria de Lourdes Areias Mendes nasceu em São Paulo, capital, no ano de 1961, filha de professora primária e comerciante, número 5 dos 6 filhos.

Estudou no jardim da infância, pré-primário, e primário na rede pública do Estado, local em que sua mãe trabalhava. Aluna exemplar ganhava medalhas de honra ao mérito.

Prestou exame de admissão para ingressar no ginásio (5º ao 8º ano) , aprovada, concluiu essa etapa e prestou exame vestibulinho para ingressar no colegial em especial o colégio técnico em ciências biológicas, o qual estudou até o 2º ano, pois percebeu que não teria as matérias necessárias para fazer o vestibular e, por isso, foi estudar no colégio particular apenas no 3º ano com bolsa de estudos, onde cursava o colégio no período da manhã e cursinho no período da tarde.

Passou no vestibular em 1978 (direto do 3º colegial), e se graduou de 1979 a 1982 em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP. Prestou concurso e se efetivou no Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP) como educadora de Práticas Esportivas em 1983 e continua até hoje em 2024.

Casou-se em 1990 e passou a se chamar Maria de Lourdes Areias Mendes Cassis, continua casada e tem 2 filhas, sendo uma delas formada em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Estudou vários cursos de especialização e pós-graduação, sendo os mais relevantes: mestrado em Educação Física (1994) e MBA no Pece – Poli USP (2008). Ministrou diversos cursos e palestras. Ocupou cargos de supervisão no Cepeusp em duas áreas.

Hoje, essa aluna da rede pública estadual sente muita gratidão pela Universidade de São Paulo, pois sente que, destes 90 anos de existência, 45 anos estive presente, mesmo que dentro de uma área específica e afins, pode receber muitos conhecimentos os quais conseguiu devolver à comunidade uspiana e externa à USP.

Parabéns à Universidade de São Paulo pela sua existência em 90 anos de excelência. É uma honra, para mim, fazer parte de sua história, pois em dois terços da minha vida pude construir minha vida neste lugar, portanto meus sinceros reconhecimentos e apreço a esta Universidade que tanto me faz viva.

Muita gratidão pela oportunidade.