Da escola pública a três graduações na USP

Erik Chiconelli Gomes, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Ao comemorar os 90 anos da USP, relembro a jornada que me trouxe até aqui, marcada por desafios, descobertas e transformações. Minha trajetória acadêmica, iniciada nas escolas públicas de São Paulo, na EMPSG Sylvia Martins Pires e na EE Dr. José Maria Whitaker, e posteriormente na Escola Técnica Federal, pavimentou o caminho para as portas da Universidade de São Paulo.

Minha passagem pela USP, onde completei três graduações, uma especialização e o mestrado e doutorado em História Econômica, foi mais do que um percurso educacional; foi uma jornada de autodescoberta e desenvolvimento pessoal e profissional. Cada curso, cada disciplina, cada professor e colega na USP contribuíram para moldar a pessoa e o profissional que sou hoje. Da minha graduação em Ciências Sociais à especialização em Economia do Trabalho na Unicamp, e retornando à USP para me aprofundar em Direito e História, cada passo foi fundamental para a construção do meu conhecimento e habilidades.

Minhas raízes em escolas públicas me ensinaram a valorizar cada oportunidade de aprendizado e a buscar a excelência, uma lição que levei comigo para a USP. Aqui, pude explorar a rica interseção entre História, Ciências Sociais, Direito e Economia do Trabalho. Aprofundei meu entendimento sobre as ciências sociais e questões críticas relacionadas ao direito do trabalho, sindicalismo e as subjetividades no mundo do trabalho.

Como pós-doutorando em Filosofia do Direito e Coordenador Acadêmico na ESA/OAB-SP, continuo a trilhar um caminho de aprendizado e contribuição para o campo acadêmico e profissional. A USP foi mais do que uma instituição de ensino para mim; foi um ambiente onde pude desenvolver uma visão crítica, ampliar horizontes e contribuir para debates significativos em minhas áreas de atuação.

Ao olhar para trás, vejo que a USP foi fundamental em minha formação, não apenas academicamente, mas também como cidadão consciente e ativo. Fico honrado em compartilhar essa história com a comunidade da USP e celebrar o impacto duradouro que esta renomada instituição teve em minha vida.