Pesquisa da Esalq observa dinâmica florestal de mata de brejo

A bióloga Marina Carboni realizou uma pesquisa para verificar o comportamento de um fragmento de floresta denominada paludosa, ou "mata de brejo", que tem a importante responsabilidade de proteger nascentes aquíferas.

A bióloga Marina Carboni realizou uma pesquisa, entre 2006 e 2011, para verificar o comportamento de um fragmento de floresta denominada paludosa, que tem a importante responsabilidade de proteger nascentes aquíferas. Mais conhecida como mata de brejo, a área estudada fica em Bauru, cerca de 330 km da capital paulista.

A pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, e foi orientada pelo professor Sergius Gandolfi, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Esalq.

Os resultados indicam que a estrutura e composição da floresta estudada pouco se alteraram ao longo dos cinco anos e que a dinâmica dessa floresta é lenta quando comparada com outras formações vegetais. A relação da ocorrência de espécies e variáveis ambientais foi pequena indicando que as espécies estudadas que ocorrem nessas florestas estão adaptadas as condições abióticas mesmo com algumas variações.

Com informações de Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações: http://www.esalq.usp.br

Scroll to top