Projeto da FMRP busca crianças nascidas em 2010 para mapeamento

A pesquisa também pretende desvendar as causas dos nascimentos prematuros, uma tendência mundial.

Da Agência USP de Notícias

O projeto BRISA (Coorte Brasileira de Nascimentos de Ribeirão Preto e São Luís), desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, está em busca das crianças nascidas em 2010 em Ribeirão Preto. O objetivo é mapear a população de crianças entre um e dois anos de idade e verificar o desenvolvimento delas do nascimento até a idade adulta. Aos resultados alimentarão um banco de DNA para, no futuro, verificar se as crianças têm possibilidade de desenvolver alguma doença e, assim, identificar maneiras de preveni-las.

A pesquisa também pretende desvendar as causas dos nascimentos prematuros, uma tendência mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de crianças nascidas antes das 37 semanas de gestação vem preocupando as autoridades em todo o mundo por tratar-se de condição associada a doenças e mortalidade significativas no início da vida e também na vida adulta. Para entender por que isso acontece, é necessário comparar os prematuros com as crianças nascidas no tempo normal de gestação.

Todas as mães que deram à luz em Ribeirão Preto em 2010 já foram entrevistadas na época do nascimento de seus filhos. Parte delas também foi avaliada no Hospital das Clínicas durante a gestação. Agora, as crianças passarão por testes de desenvolvimento cognitivo, motor, avaliação odontológica e terão sangue coletado; as mães responderão questionários sobre sua saúde e a de seus filhos, e também passarão por coleta de amostras de sangue coletado. Nasceram mais de 7000 crianças em Ribeirão Preto em 2010 e mais de metade desse número já foi avaliada.

Com as pesquisas em andamento, as equipes solicitam a colaboração de toda a comunidade, para que o maior número possível seja avaliado. Elas contam com a colaboração das mães que ainda não participaram. As mães que se dispuserem a participar da pesquisa não perderão o dia de trabalho. Elas receberão atestado médico e um auxílio financeiro para as despesas de transporte e alimentação no dia da avaliação. O projeto BRISA é realizando simultaneamente em Ribeirão Preto e São Luis (MA).

Mais informações: (16) 3602-2308 / 3602-3306

Scroll to top