Pesquisadores da cultura se encontram em evento na USP Leste

O objetivo do encontro é estimular o diálogo na área e estruturar uma rede de troca de experiências.

Quarta-feira (18) é o último dia para inscrever trabalhos no primeiro Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura, promovido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, que acontece dias 9 e 10 de fevereiro, sendo aberto ao público e gratuito. O evento é um esforço da Escola para mapear e organizar os eixos e temas de pesquisa que estão em desenvolvimento na área de cultura.

Para o professor da EACH Pablo Ortellado, que é um dos organizadores do evento, atualmente o pesquisador de cultura tem uma necessidade de saber quem são seus interlocutores. Parte disso se explica porque o tema cultura pode ser abordado desde uma forma mais restrita a até uma mais aberta.

Outra constatação é que, como a cultura é uma área interdisciplinar, produz-se muito material sobreposto ou complementar. A título de exemplo, se os pesquisadores não se conhecem, pode acontecer de dois deles estarem pesquisando o mesmo tema. Mas porque não se conhecem, não trocam experiências, o que faria as pesquisas de ambos avançarem mais rápido. “Justamente por isso, preferimos não definir o que é cultura e chamar os pesquisadores para apresentarem o que estão fazendo. Nosso objetivo é fazer uma primeira prospecção da pesquisa na área”, explica Ortellado.

A programação será divulgada no site no final de janeiro, mas Ortellado antecipa algumas informações. “O evento é dividido em duas partes. No primeiro dia, teremos uma abertura e a apresentação de trabalhos o dia inteiro, reunidos por proximidade dos temas. Para o segundo dia estão sendo convidadas agências financiadoras e de avaliação para discutir com os pesquisadores os desafios e particularidades deste campo de pesquisa”.

Entre os trabalhos que já foram inscritos, estão pequisas sobre aspectos do cinema nacional, do teatro, da literatura, da dança, do mercado e legislação sobre cultura, da cultura popular e da periferia, a violência na mídia, a cultura hip-hop, educação em arte, e políticas públicas.

Para se inscrever é necessário enviar um email para encontro@pesquisaemcultura.org com as seguintes informações: nome, instituição a qual está vinculado, cargo/função/nível, endereço para correspondência, telefone, página na internet, email para contato, título da pesquisa, resumo de até 200 palavras e palavras-chave da pesquisa. Para conferir os trabalhos que já foram inscritos, basta acessar o site.

A produção da EACH

Em outubro de 2010 a EACH conseguiu aprovação da Capes para seu Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. O programa tem quatro linhas de pesquisa: “Cultura, Política e Identidades”, “Crítica da Cultura”, “Cultura e Ciência” e “Cultura, Saúde e Educação”.

Em “Cultura, Política e Identidades” o foco é a identidade cultural e seus desdobramentos teóricos e políticos. Fazem parte da gama de assuntos desta linha o multiculturalismo, as diferenças culturais, os processos subjetivos e coletivos que levam ao reconhecimento da identidade nos grupos, entre outros. Os temas desta linha de pesquisa abordam desde etnia e gênero até identidades nacionais e teorias de reconhecimento.

“Crítica da Cultura”, por sua vez, tem como objetivo investigar a produção cultural contemporânea. Entre os temas dos projetos desta linha de pesquisa estão a indústria cultural, literatura e crítica brasileira contemporâneas, literatura estrangeira contemporânea, literatura de viagens e ficção científica.

A linha “Cultura e Ciência” bebe dos estudos literários, historiografia, sociologia e educação para analisar a ciência no contexto cultural. Aqui há um entendimento plural tanto da ciência quanto da cultura – ambas não são mais conceitos monolíticos. Entre os temas estão história e historiografia, sociologia e literatura.

“Cultura, Educação e Saúde” tem como objetivo desnaturalizar e problematizar conceitos aceitos como naturais. É o caso, por exemplo, do que é normal e do que é patológico ou do que é feminino e do que é masculino. Assim, busca-se unir estudos relacionados às práticas de assistência à saúde aos sistemas de ensino modernos.

Serviço

As inscrições de trabalhos vão até quarta-feira (18) e elas são gratuitas; o Encontro acontece dias 9 e 10 de fevereiro.

A EACH fica na Av. Arlindo Béttio, 1000, São Paulo.

Para mais informações, envie um email para encontro@pesquisaemcultura.org ou acesse o site www.pesquisaemcultura.org.