Esalq é a instituição mais bem conceituada para os profissionais do agronegócio

Ranking com empresas e instituições referências no setor agro foi divulgado pela revista Dinheiro Rural.

Caio Albuquerque/Assessoria de Imprensa da Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP é a instituição de ensino superior mais bem conceituada para formar profissionais do agronegócio. Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela revista Dinheiro Rural, publicado na edição “As melhores da Dinheiro Rural”, de dezembro de 2013. Em sua capa, a publicação lembra que a revista apresenta as campeãs do setor que mais cresce na economia brasileira, avaliada segundo suas práticas de gestão e atuação na cadeia produtiva, elencando um ranking das 500 maiores companhias ligadas ao campo.

A edição traz a matéria “O celeiro de craques”, onde a jornalista Vera Ondei traça um panorama de como a Cargill, eleita a empresa do ano no agronegócio, “captura talentos, forma mão de obra especializada e aposta na expansão dos negócios, sem deixar de lado o relacionamento com o produtor rural”. Para a produção da reportagem, foi entrevistado Luiz Pretti, presidente da Cargill no Brasil. Em sua fala, Pretti, que acumula os cargos de tesoureiro para a América Latina e de CEO do Banco Cargill, afirma que de fato há uma preferência por quem se forma na Esalq. “A Esalq é considerada por executivos do setor como a melhor escola para os cursos de agrárias, especialmente a Engenharia Agronômica, embora Pretti mencione também universidades como as de Viçosa (MG) e a Unicamp (SP)”, afirma a jornalista.

Segundo a pesquisa da Dinheiro Rural, 20% dos entrevistados preferem a Esalq, ante 8,8% da Universidade Federal de Viçosa e os mesmos 8,8% da FGV, 4,8% da Unesp e 1,6% da Unioeste.

A Esalq

Fundada em 1901, em 1934, foi uma das unidades fundadoras da USP. Portanto, a Esalq é uma instituição pública e gratuita, com atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas. Oferece via vestibular da Fuvest 430 vagas anuais e já graduou, até agosto de 2013, 13.641 alunos. Possui uma área de 3.825,4 hectares, formada pelo Campus Luiz de Queiroz e pelas estações experimentais localizadas em Anhembi (SP), Anhumas (SP) e Itatinga (SP), o que corresponde a cerca de 50% da área total da USP. Hoje, considerada um centro de excelência, oferece 7 cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental) e 13 programas de pós-graduação (PPG), um PPG Internacional e 2 PPGs Interunidades que se utilizam de seus 12 departamentos e cerca de 150 laboratórios. Foi a primeira no Brasil a graduar 10 mil engenheiros agrônomos.

Mais informações: email caioalbuquerque@usp.br, telefone (19) 3447-8613 / 3429-4109 / 3429-4485