Projeto AGROdestaque entrevista Alcides de Moura Torres Junior

Em entrevista, Alcides Torres destaca a importância de obter boas fontes de informação e saber analisá-las para compreender o mercado.

O Projeto AGROdestaque, que divulga as contribuições que os egressos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza nas Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas, entrevistou Alcides de Moura Torres Junior, formado em Engenharia Agronômica em 1976.

Após formar-se, Alcides atuou na Ciba-Geigy, na Usina Guarani, pertencente ao Grupo Gomes de Almeida e Fernandes, na Cetesb e na Agropecuária Bulle Arruda AS, onde trabalhou com cana, soja, milho, citrus, seringueira, mecanização agrícola, construção rural e bovinocultura de corte. Após passar por todos esses lugares, estabeleceu-se por conta própria, trabalhando como autônomo em vários estados do Brasil até fundar a Scot Consultoria, da qual, atualmente, é diretor-presidente.

Qual o papel da Scot Consultoria no mercado?

A Scot Consultoria é um centro de estudos dedicado à informação para o agronegócio. Trabalhamos com serviços de inteligência de mercado, tais como pesquisas, análises setoriais, monitoramentos, cenários, perspectivas, retrospectivas, inovação, apresentações, mediações e outras atividades inerentes ao setor agropecuário. Esse trabalho é importante por permitir aos agentes de mercado acesso à informação independente e livre, que não seja produzida por organismos oficiais ou pelo Estado e às cadeias produtivas ter uma referência, uma comparação, que não seja a definida pelos compradores dos produtos produzidos pelos elos da cadeia.

Quais os principais desafios desse setor?

O principal desafio é manter-se atualizado, ter boas fontes de informação, transmitir para o público o verdadeiro quadro de mercado para que os agentes possam tomar as decisões corretamente. Com as informações disponíveis, precisamos realizar uma análise que seja a expressão do mercado e fazer isso rapidamente, com qualidade e precisão todos os dias, todas as horas.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

A minha experiência conduziu-me a escolher profissionais formados em Ciências Agrárias para compor o time de analistas da Scot Consultoria. O mercado espera profissionais que saibam ler, escrever, interpretar, analisar as informações e mudar de posição imediatamente, acompanhando as tendências e fatos que determinam o comportamento de preços de produtos agrícolas ou seus derivados. Mercado não é uma questão de fé.

Mais infomações: www.esalq.usp.br/acom/agrodestaque