Aluna da EESC é vencedora do “Prêmio Fundação Bunge”

Aluna concorreu na categoria Saneamento Básico e Manejo de Água.

A ex-aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Dulce Buchala Bicca Rodrigues, foi a vencedora do “Prêmio Fundação Bunge”, ocorrido no último dia 24 de julho, pela categoria Juventude, na área Saneamento Básico e Manejo de Água, apresentando a tese “Avaliação da segurança hídrica a partir de base conceitual, determinística e estocástica”.

A conquista ocorreu após uma seleção de um grande júri composto por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas. A tese foi defendida pela ex-aluna em novembro de 2014 contribui em níveis estratégicos para uma gestão hídrica, de médio e longo prazo, integrada e robusta, tendo em vista a consideração de aspectos da interação entre condições hidrológicas, funções ecossistêmicas, demandas sociais dentro de abordagens adaptáveis a variadas condições climáticas, escalas espaciais e temporais, operacionalmente viáveis e que permitem a comunicação da imprecisão de resultados aos potenciais gestores.

O trabalho abordou a gestão do Sistema Cantareira de abastecimento de água com foco em diferentes escalas. O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC, Eduardo Mario Mendiondo, foi orientador da tese e quem sugeriu inicialmente o tema inovador para submissão em 2010, em seguida, atuou como facilitador da execução do projeto de pesquisa, além de promover diversas oportunidades de crescimento profissional através de cursos e eventos internacionais, bem como o contato com pesquisadores de alto nível do Brasil e do exterior. Dulce também mencionou a supervisão do professor da University of Arizona, Hoshin Gupta, durante a experiência de um doutorado sanduíche, a qual foi de fundamental importância tanto no delineamento quanto no desenvolvimento da pesquisa.

A premiação ocorrerá no dia 30 de setembro, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na cidade de São Paulo, com a entrega de um diploma de reconhecimento público, medalha e uma importância em dinheiro. Atualmente, Dulce é professora na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, na área de hidráulica e recursos hídricos do curso de Engenharia Ambiental.

Mais informações: (16) 3373-6600 / 3373-6700