Professor da FMRP é reconhecido internacionalmente por estudos com canabidiol

O professor Antonio Waldo Zuardi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP foi o grande homenageado no jantar de gala que encerrou a 8ª Conferência sobre canabinóides em medicina e 7º Workshop Europeu sobre Pesquisas em Canabinóides (IACM – 8th Conference on Cannabinoids in Medicine and 7th European Workshop on Cannabinoid Research).

O evento aconteceu em Sestri Levante (Itália), no último dia 19 de setembro, e o brasileiro recebeu o principal prêmio da International Association for Cannabinoid Medicines, por sua contribuição ao longo da carreira na pesquisa com canabinóides. No discurso da cerimônia, o professor Mark Ware da Universidade McGill, no Canadá, novo presidente da IACM, destacou as principais contribuições do professor Zuardi, em especial na pesquisa com o canabidiol.

Zuardi é professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento pela FMRP, onde foi chefe de Departamento e Vice-Diretor. É formado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica e em Medicina pela FMRP. Tem doutorado em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Publicou quase duas centenas de artigos completos em revistas, tem colaboração ou foi autor de três livros e 25 capítulos de livros.

Orientou 9 mestres e 12 doutores, além de três pós-doutorados. As pesquisas do professor Zuardi estão ligadas ao potencial terapêutico de derivados da Cannabis sativa; instrumentos de avaliação em Psiquiatria; ansiedade; esquizofrenia; avaliação de serviços de atenção em saúde mental; e psicofarmacologia clínica.