Pesquisadoras do Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias para a pesquisa Efeito Adicional da Fisioterapia ao Tratamento Medicamentoso na Redução da Intensidade e Frequência da Migrânea (Enxaqueca).
Podem se candidatar voluntárias, na faixa etária de 18 e 55 anos, que tenham pelo menos duas crises de dor de cabeça por mês. A dor de cabeça deve ser enxaqueca, de forte intensidade, do tipo pulsátil, acompanhada ou não de náusea e/ou vômitos e fenômenos visuais (pontinhos brilhantes).
A pesquisa consiste em avaliação médica da dor de cabeça, indicação da medicação adequada e em seguida serão avaliadas também sobre dores no pescoço, rosto e problemas de equilíbrio. Receberão também 14 sessões de tratamento fisioterapêutico, duas vezes na semana, durante 50 minutos, no CER. O tratamento fisioterapêutico será realizado por uma fisioterapeuta especialista em Terapia Manual, com a voluntária na posição deitada durante toda a sessão. A voluntária receberá massagem nos músculos do pescoço e ombros, alongamentos do pescoço e treinamento respiratório para relaxamento.
Segundo as pesquisadoras, responsáveis pelo estudo, Maria Claudia Gonçalves e Débora Bevilaqua Grossi, todos os procedimentos são gratuitos e tanto as avaliações como o tratamento oferecidos não oferecem nenhum tipo de risco para as voluntárias. O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa do HC.
As voluntárias serão atendidas no horário combinado, não havendo necessidade de aguardar o atendimento na recepção do CER. Interessadas podem se inscrever pelo e-mail mcgfisio@yahoo.com.br ou pelos telefones: (16) 8111-2473, 9962-9432 ou 3602-4585.
Com informações da Assessoria de Imprensa da USP em Ribeirão Preto