Médicos do HC estudam doença similar à epilepsia

José Gallucci Neto e Renato Marchetti do IPq compararam pacientes com crises epilépticas e pacientes com crises não epiléticas psicogênicas.

Os médicos José Gallucci Neto e Renato Marchetti, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), realizaram estudo de neuroimagem funcional (SPECT) comparando pacientes com crises epilépticas e pacientes com crises não epiléticas psicogênicas (CNEP) que são crises, ataques ou acessos recorrentes que podem ser confundidos com epilepsia devido à semelhança das manifestações comportamentais, mas não são consequentes a descargas cerebrais anormais.

O estudo mostrou que pacientes com CNEP têm uma ativação de determinadas regiões cerebrais responsáveis pela consciência dos movimentos corpóreos. O paciente e a sua família enfrentam os mesmos problemas que os portadores de epilepsia: estigmatização, baixa escolarização, desemprego, dificuldades no relacionamento interpessoal e exclusão social.

O trabalho científico pode ser visalizado neste link.

Com informações da assessoria de imprensa

Mais informações: site www.fm.usp.br