Professor de direito romano da FDRP homenageia Gerhard Ries na Alemanha

Alessandro Hirata, professor de direito romano, é um dos organizadores de um simpósio internacional que irá homenagear Gerhard Ries, jurista dedicado ao estudo dos direitos de escrita cuneiforme.

Da Agência USP de Notícias

Alessandro Hirata, professor de direito romano da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP é um dos organizadores de um simpósio internacional que irá homenagear Gerhard Ries, jurista dedicado ao estudo dos direitos de escrita cuneiforme (largamente usada na Mesopotâmia), que completou 70 anos em agosto deste ano.

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de dezembro, em Frankfurt, Alemanha, e reunirá professores de toda a Europa que se dedicam ao estudo dessa escrita, direitos antigos e direito romano.

Hirata concluiu sua tese de doutorado, intitulada A dação em pagamento e sua construção como compra e venda, em 2007, na Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, onde trabalhou durante cinco anos com Ries.

“A homenagem irá celebrar uma carreira brilhante. Ries é um profundo conhecedor de línguas, especialmente o acádio (principal língua da escrita cuneiforme). É um dos únicos juristas que podem ler as fontes diretamente”, afirma Hirata.

Ele organiza o simpósio com o apoio do professor Guido Pfeifer, de Frankfurt, que também foi discípulo de Gerhard Ries.

Mais informações: email alessandro.hirata@usp.br

Scroll to top