Pesquisadoras da USP recebem prêmio Para Mulheres na Ciência

Ludhmila Abrahão Hajjar, da FMUSP, e Maria Carolina de Oliveira Rodrigues, da FMRP, estão entre as sete laureadas em 2014.

A nona edição do prêmio Para Mulheres na Ciência, uma parceria da L’Oréal com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), premiou duas pesquisadoras da USP. Ludhmila Abrahão Hajjar, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Maria Carolina de Oliveira Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) estão entre as sete laureadas em 2014.

Além de terem reconhecidas e incentivadas suas pesquisas, as cientistas recebem uma bolsa-auxílio no valor de vinte mil dólares. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro.

Maria Carolina de Oliveira Rodrigues foi premiada por sua “Pesquisa de Anticorpos Anti-HLA em Pacientes com Diabetes do Tipo 1 Tratados com Células Mesenquimais”, trabalho na área de terapia celular que investigou o desenvolvimento de anticorpos, em pacientes diabéticos, contra as células mesenquimais (um tipo de célula-tronco) de doadores. A pesquisa foi realizada ao longo de três anos no Centro de Terapia Celular (CTC) do Hemocentro de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP.

Leia mais em Testes buscam mecanismo de rejeição a células-tronco

Ludhmila Abrahão Hajjar desenvolveu no Instituto do Coração (Incor) da FMUSP um estudo sobre o uso do balão intraaórtico – dispositivo usado para aumentar o fluxo de sangue que chega até as artérias, melhorando a irrigação e o desempenho cardíaco – para reduzir as complicações clínicas e a mortalidade dos pacientes graves submetidos à cirurgia cardíaca.

Desde 2006, mais de 61 jovens cientistas no país foram premiadas. A intenção é promover projetos que ajudam a melhorar as condições de vida, colocando as mulheres na linha de frente do conhecimento e fomentando sua participação no cenário científico. Os projetos são escolhidos pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas.

Além de Maria Carolina de Oliveira Rodrigues e Ludhmila Abrahão Hajjar, foram premiadas as cientistas Manuela Pinto Kaster, Patrícia de Souza Brocardo, Letícia Faria Domingues Palhares, Ana Shirley Ferreira da Silva e Carolina Hora Andrade.

Com informações da Approach Comunicação Integrada

Mais informações: site http://loreal.abc.org.br/fellows2014.asp