Esalq divulga nota de falecimento do professor Moacyr Oliveira

O professor da Esalq Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho faleceu na madrugada de quinta (12) para sexta-feira (13) aos 86 anos de idade.

Morreu, na madrugada desta quinta (12) para sexta-feira (13), aos 86 anos, o professor Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho, docente aposentado do Departamento de Ciência do Solo (LSO) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O corpo foi velado nesta tarde no Cemitério Parque da Ressurreição – sala D (Av. Comendador Luciano Guidotti, 1754 – Piracicaba) e, em seguida, será sepultado às 17h15, nesse mesmo local.

O docente formou-se na Esalq, em Engenheira Agronômica, em 1948. Entre os anos de 1952 e 1989, lecionou a disciplina Adubos e Adubações e ofereceu a disciplina optativa Nutrição e Adubação de Plantas Cultivadas.

A Astronomia foi outro ramo da ciência a que o docente dedicou-se, contribuindo com a instalação do Observatório Astronômico Municipal, localizado na Fazenda Areão, em Piracicaba.

Em suas pesquisas focou no uso de subprodutos da agroindústria sucroenergética, trabalhou na avaliação da necessidade de fertilizante para diagnóstico de árvores, junto com os professores Eurípedes Malavolta e Frederico Pimentel Gomes.

Foi também um dos pioneiros na avaliação do índice de boro do solo, a partir do método do Girassol (planta que mais sente a escassez deste elemento químico).

Por esta técnica, o professor desenvolveu um método biológico que, observando o desenvolvimento da planta, era possível avaliar se o solo tinha carência ou nível normal de boro. Desenvolveu um equipamento amostrador para quantificar e avaliar a fertilidade do solo denominado Sonda Terra, o que contribuiu e facilitou o processo de amostragem de solo. O docente também chefiou equipes de alunos da Esalq participantes da Operação Rondon, seguindo para região Amazônica com intenção de classificar espécies da fauna e flora.

Mais informações: (19) 3447-8613, email acom@esalq.usp.br