Médico do HU lança livro sobre o papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira

Médico mineiro Sérgio Cruz, do HU, é o autor do livro "Pátria livre, ainda que tardia - A verdadeira história de Tiradentes".

Dez anos de pesquisa sobre o papel de Tiradentes à frente da Inconfidência Mineira foram transformados na obra Pátria livre, ainda que tardia ‑ A verdadeira história de Tiradentes (Nelpa, 160 p., R$ 36,00), de autoria do médico Sérgio Cruz, do Hospital Universitário (HU) da USP. O livro traz informações inéditas sobre a Inconfidência, como os contatos feitos pelos inconfidentes com líderes da Independência Americana e da Revolução Francesa.

Natural de Minas Gerais, Sérgio sempre se interessou pelo tema. Segundo ele, “com o advento do neoliberalismo surgiram tendências acadêmicas de revisão da história brasileira com o intuito de desmitificaçãode Tiradentes. O estímulo maior para escrever o livro veio com as divergências que encontrei no livro A devassa da devassa, de Keneth Maxwell”, comenta. A pesquisa para o livro baseia-se em uma coletânea de artigos publicados na imprensa.

Com informações da Assessoria de imprensa do HU

Mais informações: site www.nelpa.com.br/livro/index/35/patria-livre-ainda-que-tardia

 

Scroll to top