Ouvidoria
A Ouvidoria Geral da Universidade de São Paulo é uma instância informal, neutra e independente à qual membros da comunidade uspiana e cidadãos em geral que não se considerarem atendidos de forma satisfatória pelos canais usuais, podem manifestarem suas sugestões, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções da Universidade.
Nossa função é ouvir, buscar esclarecimentos pertinentes e ajudar na compreensão dos problemas, visando a melhoria dos serviços, correção de erros, desvios e abusos, proteção do direito à informação, das prerrogativas de professores, estudantes e funcionários e do patrimônio físico e cultural da universidade. Nosso objetivo maior é contribuir para a existência de um ambiente físico e social harmonioso, que favoreça o trabalho e a convivência na Universidade.
A Ouvidoria Geral atua como mediadora de conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas, e facilitadora do entendimento entre as partes envolvidas. Sua regra básica é o respeito à confiança nela depositada pelos usuários.
- O registro de uma manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e/ou elogio) deve vir sempre por escrito, com identificação do remetente, cujo sigilo será garantido se assim for solicitado. Para registar uma manifestação clique aqui.
- Se deseja obter informações gerais sobre a Universidade (cursos, concursos, serviços oferecidos, etc) utilize o canal Fale com a USP.
- Para ter acesso a documentos e informações, assegurados pela Lei de Acesso à Informação, utilize o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
O que fazemos
A Ouvidoria Geral da USP é um órgão independente e neutro que auxilia estudantes, professores e funcionários, a resolver de maneira justa, os problemas que surgem no dia a dia da universidade. Por ser a USP uma universidade pública, a Ouvidoria recebe e encaminha, também, sugestões, críticas e reclamações vindas dos cidadãos em geral.
A Ouvidoria oferece um mecanismo informal de solução de problemas e conflitos, encaminhando sugestões, reclamações, denúncias e demandas recebidas, aos organismos e pessoas destinatários, bem como aos dirigentes da universidade, provendo informações úteis sobre regras e procedimentos e buscando soluções negociadas. Ao dar voz aos uspianos e ao público externo, a Ouvidoria é um dos instrumentos à disposição dos dirigentes para o aprimoramento da gestão universitária.
A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.
Quem somos
Ouvidora atual
Profa. Dra Marília Seelaender
Mandato: 2022
Unidade de Origem: Faculdade de Medicina
Histórico
Profa. Dra. Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Mandato: Fevereiro/2018 a Janeiro/2022
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Assistente: Patrícia Gomes
Mandato: Fevereiro/2014 a Dezembro/2017
Unidade de Origem: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Assistente: Patrícia Gomes
Profa. Dra. Isília Aparecida Silva
Mandato: Outubro/2011 a Janeiro/2014
Unidade de Origem: Escola de Enfermagem
Assistente: Patrícia Gomes
Sra. Eunice Nunes
Mandato: Agosto/2010 a Setembro/2011
Assistente:Eliana A A F Santos
Prof. Dr. Ruy Laurenti
Mandato: Abril/2001 a Abril/2010
Unidade de Origem: Faculdade de Saúde Pública
Assistente:Eliana A A F Santos
Valores e princípios
A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da USP e em seu Código de Ética:
- liberdade de expressão, ensino e pesquisa
- pluralismo
- tolerância
- autonomia em relação aos poderes políticos
- justiça
- solidariedade e respeito à dignidade humana
A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.
Pesquisa de satisfação
Clique no link abaixo e veja como a Ouvidoria Geral da USP é avaliada:
Localização
Campus USP da capital
Rua do Anfiteatro, 181 – Favo 14 – CEP 05508-060 – Butantã
São Paulo / SP – Brasil
Tel: 55 11 3091-2074
Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 09 às 12h e das 14h às 16h (Necessário agendamento para atendimento presencial e telepresencial. Solicite-o através do formulário: Registre sua manifestação).
Endereço para Protocolo de manifestações.
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 – térreo – Ala Norte
Atenção: não registramos manifestações por telefone
Para registrar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, clique em “registre sua manifestação” e preencha o formulário.